quarta-feira, 6 de agosto de 2008

ESCUTEIROS !!! ...outra vez

Sabem... aqui o talentoso escritor andou pelas amarguras da vida... em baixo, duvidando das suas capacidades literárias... até que vocês, meus fiéis admiradores, me incentivaram a voltar a escrever neste blog! Sim! Tudo graças às maravilhosas pessoas que comentaram este post em que digo mal dos escuteiros.


Para já, deixem-me assegurar-vos que li cada comentário atentamente.

Senhor Gonçalo Catarino, nunca li o regulamento da CNE pois, muito sinceramente, quando vou a casas de banho públicas costumo estar à rasquinha, e não tenho muito tempo para ler o que escrevem nas portas. Quanto ao argumento batido de o escutismo ser a maior das organizações jovens do mundo, não nos esqueçamos que o movimento da juventude hitleriana e o nazismo já terem ocupado essa posição, por isso não vejo qual o motivo de orgulho... se 14 milhões de pessoas compram tamagotchis, isso significa que devemos colocar tal aparelho num pedestal? Olhe, se milhares de pessoas contraem doenças venéreas a cada minuto, devemos entrar na onda também? Se sim, eu estou definitivamente na moda.

Senhor anónimo que só fala em vacas e em "scouts", obrigado por exemplificar exactamente tudo o que eu disse sobre escuteiros no post que comentou.

Senhora anónima que me sobrestima e pensa que eu consigo ligar e desligar o computador sozinho, deixe-me só comentar que se possuir Internet fosse sinal de horizontes abertos o mundo não estava como está.

Senhora anónima que é escuteira há 5 anos e que disse "tenho extremamente gosto em saber que é ANTI- ESCUTEIROSS": em primeiro lugar, eu nunca "cordei" de manhã. Em segundo, "hum" nunca me deu extrema alegria de continuar a viver, aliás deve-me dinheiro e não é pouco.
Se calhar, em vez de passar o tempo nos escuteiros deveria ter aprendido a escrever primeiro. A não ser que seja da Lituânia e este seja o seu primeiro esforço para escrever em português, nesse caso peço imensas desculpas.
Mas fique sabendo que farei bom proveito desta minha vida mesquinha e certamente continuarei comessa extrema alegria de viver, confuante qualquer coisa.



A todos, fica a seguinte mensagem: obrigado por me terem dado vontade de voltar a escrever, e obrigado por terem provado uma das minhas críticas aos escuteiros: "Ego inchado, mas ao mesmo tempo extremamente fragilizado". Curioso que tenha havido tanta necessidade em vir desbaratar num blogue satírico que nem tenta a seriedade, porque um indivíduo sem mais que fazer se lembrou de matar 5 minutos da sua vida a escrever as primeiras parvoíces que lhe vieram à cabeça. Ainda para mais vieram dar-me atenção em vez de me ignorarem, que é mesmo o meu objectivo de vida!

Acabaram por provar os estereótipos negativos que tenho em relação à comunidade de escuteiros, principalmente o de "amor cego" e intemperado a uma instituição, seja porque razões forem. Julgo que isto até daria o bom princípio de um estudo social/psicológico.

Muito obrigado a todos



P.S. - Se alguém dos escuteiros tomar a iniciativa de começar uma petição para mandar abaixo este blogue, façam favor de a passar por mim que eu assino de bom grado.

17 comentários:

Erre disse...

Caro colega e sócio, venho por este meio demonstrar a solidariedade para com a sua pessoa. De tal maneira que estou a pensar mudar a cor das ligaduras aqui da minha foto, não vá alguém reconhecer-me!

Enfim acho que podemos descansar no facto de o "Senhor Simão" ser assim um bocado transparente, já que até o pobre coitado foi ameaçado.

Só me resta dizer, Raciocínico ao Poder!... Isto se até lá não formos chacinados pelas meias altas da Mocidade! XD

Anónimo disse...

SEU FILHO DE 30 PUTAS VIOLADA POR CAVALOS COM SIDA E MAIS ABERTAS Q A VIA DE SINTURA INTERNA DE LISBOA..
LA POR O TEU PAI TE IR AO CU CADA VEZ EM QUE PEDIA PARA IR PARA OS ESCUTEIROS NAO TE DA O DIREITO E NEM MORAL TENS SEQUER PARA FALAR DO Q NAO SABES!!!

FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!FDP!

T disse...

Boas noites.

Em primeiro lugar... como é que se pode ser filho de 30 senhoras diferentes, independentemente da sua profissão? Além do mais, não é possível o cruzamento de seres humanos com seres da espécie equína doméstica, mesmo que violadores. E até à data, que eu saiba, não existem casos de cavalos com a sua própria estirpe do vírus VIH, ainda mais porque os seus cruzamentos são altamente controlados por causa do interesse da criação dos melhores espécimes.

Seja como for, obrigado mais uma vez por mostrar de que fibra são feitos os escuteiros neste país. Cada vez me demonstram mais que são, realmente, um ideal a alcançar.

Anónimo disse...

quem te disse q eu sou escuteiro???

Anónimo disse...

Olá,
Bem, esta troca de palavras só me faz rir!! Sou escuteira, quanto tempo não interessa... Mas não posso deixar de me rir deste e do outro post e dos comentários que o pessoal escreveu!
Boa Escrita.

Anónimo disse...

Caro Simão.

Sou escuteiro há 27 anos, note-se que ainda só tenho 35. Partilho da máxima de que a "liberdade de um acaba onde começa a do outro". Isto deveria ser a máxima de uma sociedade democrática. É certo que só lê estas baboseiras que quer, mas o que é facto é não pude ficar indiferente à quantidade de alarvidades que conseguiu escrever em 5 minutos.

Não gostei, obviamente, da forma que se referiu a um movimento que já deu muito de si a toda a sociedade em Portugal e no mundo (vede alguma situações de serviço público durante a I e II grande Guerra).

Aconselho-o a perder mais 5 minutos a ler e a tentar perceber o porquê de eu o considerar uma autêntica aberração da sociedade, não por escrever dessa maneira sobre este movimento mas sim por ter tido a sorte de nascer com a possibilidade de se poder exprimir de qualquer maneira.

A forma como descreveu os escuteiros e o movimento escutista leva-ma a crer que o faça de forma indiscriminada sobre tudo o que lhe apetecer e quando lhe apetecer.

Gostaria que me pudesse esclarecer em que bases teóricas ou práticas assenta as suas opiniões? Será suficientemente burro e ignorante para opinar dessa forma sobre o que não conhece? Ou será demasiado inteligente para pensar que sabe tudo sobre escutismo?

Afirma ser este um "blogue satírico", pois mais uma vez não sabe o que escreve se não vejamos: SÁTIRA - "A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança". Não estou contra o anúncio do MediaMarkt, nem contra todos aqueles que não gostam dos escuteiros, estou somente contra a forma mal-educada (peço desculpas sinceras aos seu progenitores) e demente como se exprime. Não vejo no seu texto nenhum "objectivo de provocar ou evitar uma mudança", vejo somente um amontoado de falta de educação e má criação. Tenho sinceramente pena dos seus pais e de todos os portugueses que estariam, como eu, a fazer algumas pesquisas na net para preparação de uma actividade para o meu grupo de escuteiros e depararam-se com todos estes impropérios e alarvidades.

Um escuteiro deve orgulhar-se da farda que veste, dos ideais que defende e pratica, da mesma forma o senhor se orgulha da besta que é.

Muito obrigado pela oportunidade de poder tentar esclarecer alguns pontos sobre decência, que evidentemente lhe falta.

P.S.: Rectifico que os estatutos do CNE não são os estatutos dos escuteiros. São estatutos do movimento escutistas católico, se não sabe informo que existem outras formas de escutismo que não a católica, aliás, o fundador do escutismo, Baden-Powell, nem sequer era católico. Daí o movimente a que me refiro ser um dos movimentos mundiais de formação de jovem que mais consenso gera pelas suas características universais.

T disse...

Caro Eduardo

Aos 35 anos e ainda com tão pouco juízo?!?
E quem disse ao senhor que esta enorme quantidade de alarvidades demoraram 5 minutos a escrever? Isso ou é uma subvalorização do meu processo criativo, ou uma sobrevalorização das minhas capacidades cognitivas.

Está-me aqui a falar de um movimento que deu muito à sociedade portuguesa e ao mundo? Andei de facto a informar-me (durante 2 segundos) sobre o papel escutista na 1ª e 2ª guerras e aconselho-o a redefinir a sua distinção entre militarismo e escutismo (ou os escuteiros andam a aprender a ser atiradores-certeiros e eu não sei de nada? se sim é mesmo melhor parar de dizer mal deles)

Aberração da sociedade - sou sim senhora. Mas pensei que era suposto os escuteiros não fazerem discriminação a ninguém, muito menos a pessoas com deficiências mentais. Sinto-me portanto no direito de ficar desiludido.

Quanto à definição de sátira, posso justificar-me. O senhor não percebeu concerteza que eu tinha como primeiro objectivo evitar uma mudança que era o encerramento dos anúncios da MediaMarkt. Este meu desejo foi devido, precisamente, áquilo que o senhor exprimiu: todos têm o direito de se exprimir como quiserem. E lá por o senhor acreditar que foram os escuteiros que "ofereceram" esse direito ao mundo ocidental, não seria por isso que teriam o direito de o retirar.
Por outro lado, a minha sátira também tinha como objectivo criar mudança: ver se escuteiros ganhavam algum cérebro e juízo.
Como certamente não se terá apercebido, nenhum destes objectivos foi cumprido.

Bases teóricas ou práticas onde assento as minhas opiniões: "olha, apeteceu-me" é válido? Se não, acho que basta todos os escuteiros que vieram aqui choramingar e revoltar-se com um blog estúpido para provar as minhas queixas em relação a esta comunidade. E já agora, se os escuteiros são tão importantes e dignos... não têm mesmo mais que fazer do que andar a gastar tempo a discutir com o "palerma" que afirmam eu ser (e que sem dúvida sou)? Já não há velhinhas a precisar de ajuda a atravessar a estrada? Já não há, meu senhor, guerras que vocês possam terminar? Se ajudaram tanto nas guerras mundiais, suponho que o terrorismo global, os conflitos na Georgia e em África, etc, sejam canja para vocês. Ou, já agoram, podiam resolver as crises nacionais que resolviam "antigamente" em vez de angariar fundos para interesses próprios e viagenzitas. Se algum escuteiro conseguir aumentar o rendimento e a taxa de emprego em Portugal, eu juro que vos vendo a minha alma.

Serei suficientemente burro e ignorante para opinar sobre o que não conheço - Sem dúvida.

Serei demasiado inteligente para pensar que sei tudo sobre escutismo - ... não?

Disse "Um escuteiro deve orgulhar-se da farda que veste, dos ideais que defende e pratica". Pois... os nazis também. E é engraçado que eles também não achavam muita piada a alguém que contestasse o seu movimento, mesmo que por gozo, ou que tivesse opiniões divergentes... e sou apenas eu a besta, claro.

Quanto ao Baden-Powell, o gajo era rabeta e gostava de jovenzinhos -> http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Baden-Powell%27s_sexual_orientation

Anónimo disse...

É de lamentar que um senhor de 35 anos sinta a necessidade de perder tempo a ofender o autor deste post de forma ridícula (aberração da sociedade...por amor de deus!). Percebe-se que se se diz fazer parte dessa grande comunidade, se sinta um tanto tocado com algum tipo de comentários mas "(...)estou somente contra a forma mal-educada (peço desculpas sinceras aos seu progenitores) e demente como se exprime" - ó faz favor! Acha-se o senhor capaz de julgar uma pessoa apenas por um comentário que vai contra aquilo que acredita? Se toda a gente fosse como o senhor este mundo estaria ainda mais perdido do que já está.

Aconselho-o a respirar fundo e a levar a sério as coisas da vida que devem ser realmente levadas a sério em vez de perder tempo em criticar uma opinião de alguém que decidiu pegar num determinado tema e divagar pela parvoíce...

Anónimo disse...

Simão , não o critico por o que escreveu , visto que está a dar a sua opinião e a tentar dar uma certa piada a coisa , mesmo que eu não consiga ver essa mesma .
Acho apenas que devia ter cuidado da forma que espressa a sua opinião , pois pode estar a falar de uma forma exagerada e desnecessária . Na minha opinião , todos tem o direito e o dveer de ter uma simples opinião acerca do escutismo , mas também acho que deve ser devidamente fundamentada ! Tenho a certeza que nunca teve a oportuidade de passar uma tarde num agrupamento escutista e ver como as coisas realmente são , talvez porque os seus pais nunca o permitiram ou apenas porque acha uma aberração ! Mas secalhar se tivesse a oportunidade de observar apenas de perto, ficaria com uma visão mais claro das coisas , nem que fosse para criticar mais ! Se um dia tiver coragem , desperdice umas horas do seu tempo e vá ver de pertinhho (..) ;)

Anónimo disse...

Caro Simão ( se é que merece este tratamento)
O que você faz não é dar opinião, não é nada! Não apreciar o movimento escutista é uma opção... Ser malcriado e desrespeitador é completamente diferente e digo-lhe já, imcompreensivel! Talvez seja mais benéfico ser malcriado do que ser Escuteiro! Pois fique a saber, SOU ESCUTEIRA E ORGULHO-ME IMENSO DISSO! Páre, pense, informe-se e depois DÊ A SUA OPINIÃO!

No more clothes disse...

SÃO ESCUTEIROS e gostam..

Ana Gonçalves disse...

Deus vos abençoe e perdoe todas a barbaridades que dizem! Caro blogger, é livre de exprimir a sua opinião apesar de ofender a comunidade escutista. Mas pior do que tudo isto e de tudo o que observo neste post são os irmãos escutas a serem tão mal criados e indisciplinados, o que acaba por comprovar parte do que é dito pelo autor.

Por favor, parem de pronunciar tais barbaridades e dêm sim um testemunho de um "mundo novo"!

[também sou escuteira e nao ofendi ninguém!]

Joana disse...

Boa noite
Bem, sim também sou escuteira, mas não venho cá fazer um discurso de "Nos somos muita bons e é bué da fixe ser escuteiro e nos somos todos muito bonzinhos e tementes a deus, e o que nos faz feliz e andar no mato"
Em relação ao outro post sobre a media Markt, achei também um exagero a petição do C.N.E.
Tem bem mais razoes para retirar a guerra LIDL/Continente do que tinham para isso.
A Vodafone agora tem um anúncio na rádio sobre os festivais de Verão que e algo do género “O que fazias para ir até um festival?" e depois tem uma música a que dada altura diz o seguinte “Eras capaz de ir até ao Barreiro, eras capaz de amar um carneiro, eras capaz de te vestir de escuteiro..." e por ai adiante. Logo a Vodafone que tenha cuidado, vai ter o C.N.E., habitantes do Barreiro e os carneiros deste país á perna!
Aquilo que me causa alguma confusão nisto tudo, é o porquê de tanto ódio, visto serem tantos os posts anti-escutistas na blogoesfera chegando a terem títulos do género "odeio escuteiros e deviam morrer todos”. Mas também, verdade seja dita, quando vejo “irmãos escutas” com cada comentário dotado de inteligência, bom senso e um palavrão ou dois, penso que por alguma razão deve ser.
Já tive algumas desilusões com o escutismo, não ligadas á estrutura ou ao ideal promovido pelo C.N.E., mas sim pelo que as pessoas fazem dele, dentro dos seus próprios grupos. Não podemos pegar nos escuteiros todos e mete-los num saco. Há por ai bons escuteiros, que não merecem essas ofensas todas. Mas também digo pela minha experiência no escutismo, que há outros que dão razão ao que por aí é dito.
Mas se querem realmente afirmar-se anti-escutismo a toda a força, que o façam por alguma razão plausível. Há muita gente que odeia escuteiros porque usam fardas. Isso e puramente “atraso mental”. Tentem conhecer um pouco o objectivo do movimento e se depois disso o odiarem, então que falem!
Como disse no inicio, não estou a defender ninguém, eu mesma deixo este mesmo ano o escutismo, despeço-me do lençinho, não por não encontrar nos ideias de B.P. ensinamentos para a vida mas sim por se permitir que pessoas sem carácter sejam supostamente modelos para os mais novos. Eu, uma jovem de 17 anos, considero-me, modéstia a parte, mais adulta e responsável que chefes de 40.
O escutismo se bem praticado pode ser bom para os jovens, e uma maneira de os tirar de casa, para não passarem a vida agarrados ao PC, ensina-os a respeitar os outros, a viver em sociedade, a trabalhar em equipa, a desenrascar-se, a dar valor ao que têm, a respeitar a natureza.
Mas há por aí muito mau escutismo, acreditem nisso, mas mesmo assim não há motivos para ódio, talvez alguma reprovação, mas ódio… que exagero.
Eu deixo o escutismo, sem ressentimentos, eles que fiquem lá no cantinho deles e que sejam felizes e que não me chateiem. Não vou escrever nenhum post num blog erudito a dizer para morrerem todos, apesar de conhecer o que é ser escuteiro de verdade e de ter mais razoes que a maioria dos bloggers.
Parabéns a quem faz bom escutismo, que o põem em pratica para o seu próprio bem e da sociedade!
Agora para os outros que, por serem pessoas de baixo nível, sujam o nome do escutismo, esses nem merecem o trabalho de um post.
O que é preciso e manter a calma e a educação, a discussão informada e cívica só faz é bem, agora ofensas e gozos, isso não é nada.
Para terminar, visto que desabafei mais do que esperava: Simão, diga o que lhe vai na alma, acredite que há por ai uns escuteirinhos que merecem, mas olhe que se calhar a maior parte não e é triste vermos tanta ofensa quando não fazemos mal a ninguém : )

Rui disse...

Saudações,

Desde já agradeço à Joana (responsável pelo comentário anterior) pelo seu desabafo e pela sua capacidade de ser superior aos restantes elementos escuteiros (que não sei se os devo considerar escuteiros ou simplesmente pseudo-escuteiros) no que toca à sua defesa. Não sou escuteiro, mas conheço os ideais escutistas e toda a mística ao redor do Escutismo. Desde já refiro que o anúncio da Media Markt pouco ou nada deveria influenciar o CNE. Não ofendeu ninguém (pelo menos amigos próximos meus que considero bons escuteiros não ficaram ofendidos, pelo contrário, riram-se do anúncio), e acho que é bom este anúncio ter vindo para o ar para podermos distinguir quem são se calhar os escuteiros a sério dos escuteiros mesquinhos. Como deu para notar, sou da opinião que há de tudo um pouco no Escutismo, como também o há na Sociedade em geral.

Porém, também não sou da opinião que se deva meter todos os Escuteiros no mesmo saco. Se assim fosse, porque não meter toda a sociedade no mesmo saco? Seria muito mais fácil rotular e esteriotipizar. Poderíamos chamar toda a sociedade pelo podre, mas não nos podemos esquecer que no meio do podre há igualmente aquilo que pode ser aproveitado, há aquilo que se pode desenvolver.

Daí que me coloque numa posição neutra, e se calhar aquela que permita identificar os prós e contras de cada facção sem me deixar envolver emocionalmente.

Ao autor das crónicas de Simão simplesmente digo para tentar compreender o que é isto do Escutismo, os seus ideais e tudo o que advém. Sim, são chamados ideais, e são praticados por Homens, com os seus defeitos e qualidades. Aos escuteiros que não souberam ser escuteiros, que se rebaixaram ao ponto de praguejar e de insultar, voltem a olhar os vossos ideais e voltem a ver se são dignos de serem considerados escuteiros ou não. Todos nós podemos ser escuteiros, mas "Escutismo não é para quem quer, é para quem se esforça ser Escuteiro e servir".

Um bem-haja para todos

Patrícia Rodrigues disse...

Meu caro amigo:
Desde já, boa noite. Queria começar por dizer que é com pessoas como Vossa Excelência que o país anda como anda! Eu não faço ideia de qual a sua idade, mas penso que já deve ter idade para ter juízo e para contribuir de uma maneira produtiva para a sociedade onde vivemos. Devo ainda salientar a falta de respeito perante os outros, não só escuteiros, mas tambem pelos seu amigos. Muito honestamente, acho isto um 'post' exageradamente ridículo, não só por o seu conteúdo ser do mais pobre e extremamente inculto que pode haver, mas ainda por ser vindo de uma pessoa incapaz compreender o próximo. Bem, vamos cá ver... por usar uns calções com meias até ao joelho são menos ou mais pessoas que o Senhor? Por favor! Poupe-me a estas leituras 'de lixo' (termo pessoal)! Poupe quem tem a mínima curiosidade de ler as calúnias escritas neste blog.
Olhe, tenho 17 anos e sou escuteira à 11 e nunca na minha vida pensei ler algo tão degradante! Sinceramente, que tal uma pesquizinha sobre o que é o ''escuteirismo'' han? Sim, talvez o seu QI aumentasse para numeros positivos! Pessoas como você deviam ter vergonha na cara, principalmente de escreverem 'artigos' como este e, voltanto ao inicio do texto, é por estas e por outras que este país está como está! Pessoas com o mínimo de decência e respeito perante o próximo não passam o tempo a falar mal dos outros e, Senhor Simão, devo dizer que isso é um bocado à 'revista cor-de-rosa', isto é, de quem nao tem mais nada em que pensar e que fazer (daí falar mal da primeira coisa que encontra na televisão).
Peço que perdoe a ousadia: mas também faz críticas a tudo o que é anúncio televisivo? Aponta todas as suas críticas num bloquinho e escolhe a mais estúpida para publicar? Honestamente gostava muito de saber a resposta, porque admiro a sua capacidade de estupidez!
Nunca pensei dizer isto: pessoas como você metem nojo!
Sem mais a acrescentar,
Atentamente
Patrícia Rodrigues!

Anónimo disse...

tenho pena de tanta asneira que se escreveu aqui.
Sou escuteira à pouco tempo mas, mesmo que não fosse nunca concordaria com o Sr. Simão, porque penso que lá porque não gostamos de uma determinada organização não temos que a maltratar nem a quem lhe está associado.
É certo que a liberdade de expressão é um direito mas para a paz temos que trabalhar todos e insultar quem tenta fazer o bem, não é a melhor opção. E se, faz estas críticas por prazer gostava de o recordar que à outras formas de divertimento.
Pense nisso e por favor deixe os escuteiros em paz para que eles possam "deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram".

Anónimo disse...

eu acho que voce esta errado sobre os escuteiros... nao sou escuteira mas so porque voce nao gosta do escutismo nao tem que criticar sem,provavelmente , conhecer bem só porke um dia estava sem nada para fazer e decidio que seria uma coisa divertida de fazer ... eu acho que fez mal ao criticar uma das maiores associaçoes de jovens do mundo