sábado, 12 de janeiro de 2008

Crise na nomenclatura portuguesa

Com o início deste novo ano tenho vindo a deparar-me com um flagelo que tem assolado o nosso país nos últimos tempos. Os nomes parvos estão a desaparecer! Desenganem-se os que pensam que me refiro aos nomes clássicos como António, Genoveva, Jacinto, ou mesmo Estrudes. Não são esses! Refiro-me a preciosidades como Pancrácio, Miquelina ou até mesmo Libertino ou então a célebre Bruna, nome particularmente indicado para mulheres das cavernas que conseguem matar um bisonte somente com um urro.

Os pais deste país estão a dar nomes sem piada nenhuma aos seus filhos e isso tem de acabar, pois eu preciso de me rir mais! Ok, está na berra o famoso “Cátia Vánessa”, que pode ter a sua piada, mas que depois passa quando a miúda se torna numa cantora pimba e começa a ganhar dinheiro com músicas com temas de badalhoquice encoberta em trocadilhos.

Longe vão os tempos em que crianças eram alvo de chacota com o célebre “Oh Egas, então onde está o Becas?” ou então mesmo gozadas por o seu nome ser uma variância de produtos para o cabelo como Brilhantino. E penso que a razão de os miúdos de hoje estarem tão malcriados e respondões é essa! Já não são enxovalhos e postos no seu lugar por terem nomes ridículos, já não são alvos de chacota pública. Isto sem falar nos adultos, que nunca mais tiveram situações interessantes durante os momentos mais acalorados da paixão, e então têm deixado de dizer algo do género: "Oh sim... Clementino... continua... dá-me mais!!!!"

Por isso, casais deste país, toca a alterar esta lamentável tendência! Quero sair à rua e ouvir preciosidades como por exemplo: “Urraca, larga o cão que não é nenhum brinquedo!” ou “Tibúrcio, não se faz mal aos meninos!” ou então “Tomázia, não me faças birras que levas!” ou mesmo “Teonila, querias o gelado agora tens de o comer!” ou até "Principelina, se não te portas bem não te compro a boneca!". Nesse dia serei feliz…

1 comentário:

Pedro disse...

Sem dúvida mais uma crise a acrescentar à pilha de crises neste país =P