segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Sócrates, esse grande sacana

Desenganem-se os leitores que ao ver este título pensem que vou achincalhar o governo. Na verdade vou falar sobre esse grande filósofo grego, sobre o qual há tanto a dizer… Mentira, vou mesmo falar sobre o nosso actual primeiro-ministro, pois do filósofo pouco mais tenho a dizer do que: “epá, ganda maluco!”

Mas mesmo assim, continuo a dizer, não venho aqui dizer mal do chefe de governo do país, antes pelo contrário. O meu sonho, quando for grande, é ser tão sacana como o nosso primeiro-ministro. O homem é duma genialidade sacana que mete inveja a qualquer advogado e até, atrevo-me a dizer, qualquer mecânico! E todos nós sabemos que não existem profissões em que os profissionais sejam mais sacanas do que nestas… ah, é verdade, a política também é profissão, peço desculpa. Pois então, vejamos como este Deus da sacanisse dá a volta às perguntas na assembleia:




A inveja que eu sinto perante um discurso destes. É de facto louvável a maneira como este homem se aproveita da língua portuguesa para se safar ao que tinha dito. Eu e o meu colega de blog, aliás, andamos a tirar um curso de socratês e aspiramos a vir um dia a conseguir falar fluentemente no nosso dia-a-dia como este grande homem (quer isto dizer que o homem fala de uma forma engraçada e nós pomo-nos a imitá-lo enquanto conversamos).

Mas se ainda há dúvidas de que este homem devia ser seguido como exemplo por todos os aprendizes de sacanas (neles incluo estudantes de mecânica, estudantes de direito e, evidentemente, a equipa deste blog, pois claro - o Alberto João Jardim é um dos mestres clássicos mas anda a enferrujar e também não lhe fazia mal uma afinaçãozinha) aqui fica um exemplo de como gozar com a cara de um lacaio:









Reparem bem neste ar de puto traquina.

Não engana ninguém, é mesmo um sacana no seu estado mais puro!










Este homem está mesmo muito à frente do nosso tempo. Eu sempre que o vejo aparecer na televisão as lágrimas escorrem-me pelo rosto da emoção que é poder assistir em primeira-mão aos feitos desta personalidade. E aos grandes discursos também, ora vejamos:




É mesmo caso para dizer que quem fala assim não é gago! (nem inglês certamente) Mas é de louvar o feito de ter conseguido meter a simpática Angela Merkel a rir que nem uma maluca. Não é coisa para qualquer um! É pois então um senhor “reinadio” como diria o meu avô (na verdade o meu avô dá-lhe outros nomes, mas conseguem ser impróprios até mesmo para este blog, por isso fiquemo-nos por esta minha aldrabice). Brincalhão e com uma tendência nata para a sinceridade e quem diz a verdade não merece castigo. Ora então vejamos:




Depois disto só me consegue vir à mente uma grande frase deste homem marcante: “Porreiro, pá!”

Sem comentários: